O programa Hora H do Agro deste sábado, 6, analisou os riscos de uma guerra em plena fronteira com o Brasil. Isso porque nesta semana, o ditador Nicolás Maduro assinou uma lei que anexa parte da Guiana à Venezuela. Durante cerimônia para promulgação, ele afirmou que a decisão foi aprovada pela população em um referendo que aconteceu em dezembro.
Também esteve em discussão a disparada do preço do petróleo, que alcançou US$ 90 o barril, maior patamar desde outubro de 2023. Essa alta pressiona a Petrobras a realizar um novo reajuste nos combustíveis. A situação tem como cenário planos da Rússia de reduzir as exportações de diesel após ataque da Ucrânia a refinarias do país. O tema importa, já que os russos são os principais fornecedores do Brasil
No encontro, também foi abordada a renegociação das dívidas do agro e o fato de muitos produtores rurais terem ficado de fora, além denúncia que agricultores dos Estados Unidos estão fazendo. Eles afirmam que o estado do Oregon está querendo fechar pequenas fazendas com base em regras sobre o uso de água. Será este um novo degrau da agenda ESG implementadas por governos? Confira!