O programa Hora H do Agro deste sábado, 27, destacou a fala do deputado Padre João (PT-MG), que afirmou durante a CPI do MST que o agronegócio não produz arroz. Em tom de deboche, o parlamentar disse ainda que 70% dos alimentos têm como origem a agricultura familiar e os assentamentos do MST. O jornalista da Gazeta do Povo Marcos Tosi e o cientista político Luiz Felipe D’avila analisaram o tema.
No encontro, também foi abordado o julgamento no STF que ocorrerá em 31 de maio de uma ação do PSOL que travou o projeto da Ferrogrão. A ferrovia, que vai ligar Mato Grosso ao Pará, promete ser uma das principais vias do agronegócio para escoamento de grãos.
Entre os outros temas analisados, estiveram em pauta o congelamento de preços dos alimentos na Europa em um momento em que o bloco aumenta barreiras ambientais que dificultam a entrada de alimentos brasileiros lá. Já aqui, outro destaque foi o pedido de socorro feito pela Aprosoja Brasil ao governo. Com a queda dos preços da soja e milho, aumento de custos e problemas climáticos, a entidade revela dificuldade de pagamento dos compromissos por parte dos agricultores. Confira!