Mundo fica em alerta após queimadas em SP

Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo
09:37 Jornal da Manhã 28 de agosto de 2024

Os incêndios no interior de São Paulo geraram prejuízos milionários para o agronegócio e repercutiram também na imprensa internacional. Na China, o destaque foi dado para a devastação na cana-de-açúcar causada pelos incêndios. Na Europa, a manchete foi para a suspeita de incêndios criminosos. Nos Estados Unidos, a chamada é para queimadas massivas que prejudicam a produção de açúcar no Brasil, maior fornecedor mundial. 

De fato, grande parte do açúcar que o mundo consome sai aqui do nosso país. O Brasil tem papel crucial,  é o maior produtor  com 46 milhões de toneladas, e também o maior exportador de açúcar do mundo, com 50% da exportação global. Qualquer impacto na produção brasileira pode influenciar significativamente os preços internacionais. Na bolsa de Nova York, já foram vistas altas de mais de 3% na para o açúcar após os incêndios. O fogo que atingiu os canaviais em regiões produtoras de São Paulo, especialmente na área de Ribeirão Preto, é um fator altista para os preços do açúcar no mundo por comprometer não apenas a safra atual, mas também a do próximo ano sinalizam consultorias como a Archer Consulting e a Bioagência. 

Segundo a ORPLANA, o prejuízo foi muito grande na cana em produção, na cana em pé e também na cana que estava em processo de brotação, com expectativa de redução na produtividade na ordem de 50%. Os impactos devem, sim, ser sentidos tanto no preço do açúcar quanto no do etanol. 

Os mais de dois mil focos de incêndio observados neste fim de semana foram controlados até o momento, de acordo com o governo de São Paulo. O saldo é de 59 mil hectares queimados em áreas de cana-de-açúcar e áreas de rebrota com prejuízos ao redor de meio milhão de reais. Até o momento são 5.200 propriedades rurais atingidas. É urgente que  a investigação sobre os incêndios criminosos continuem para a prisão daqueles que destruíram o trabalho de décadas de agricultores e usinas.  Há um suspeito já encontrado no interior do estado. O mundo olha para o Brasil com interesse pela importância estratégica que o agro daqui desempenha na oferta de alimentos e energia ao redor do globo. 

Tags           
Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo

Outras publicações

Outras publicações

Secretário de Trump quer mudar regras do jogo de farmacêuticas à indústria de alimentos

Como Bob Kennedy Jr vai afetar o Brasil?

Plano ESG prevê 'expulsão' de agricultores de suas terras

Governo vai transformar 10% das áreas agrícolas em florestas

Carrefour vai banir carnes do Brasil nos supermercados

“Querem manchar nossa imagem”; entenda decisão polêmica do Carrefour França