Produtores rurais da Holanda voltaram às ruas para protestar contra uma proposta do governo de reduzir as emissões de nitrogênio, fato que deve impactar o agronegócio. Ao mesmo tempo, a população do Canadá também protestou a favor dos agricultores holandeses e contra um plano do primeiro ministro do país, Justin Trudeau, muito parecido. No Hora H do Agro deste sábado, 30, a jornalista Kellen Severo abordou com especialista a possibilidade de fortalecimento de agendas ambientais como essas e possíveis impactos na produção de alimentos.
No encontro, também esteve em debate a projeção para a economia brasileira, que dá sinais de descolamento das projeções globais. Nesta semana, por exemplo, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a perspectiva do PIB do Brasil de 0,8% para 1,7% em 2022 enquanto reduziu o crescimento global de 3,8% para 3,2%.
Já no cenário internacional, também foi discutido no programa a viabilidade das exportações de grãos da Ucrânia após assinatura do acordo com a Rússia e Organização das Nações Unidas (ONU) e as perspectivas para a relação entre China e Estados Unidos após impasse sobre Taiwan. Entenda!