Um dos principais destaques do programa Hora H do Agro deste sábado, 1º, foi o aumento das tensões após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizar um evento para oficializar a anexação de quatro cidades da Ucrânia. A jornalista Kellen Severo conversou sobre o tema com o coordenador do centro Insper Global Agro, Marcos Jank, que revelou que a guerra está longe de terminar.
No encontro, outro assunto em destaque foi a projeção de desaceleração da economia da China neste ano, realizada pelo Banco Mundial. Pela primeira vez em mais de 30 anos o PIB chinês deverá ser menor que o da Ásia. Para a sócia da consultoria Vallya Agro, Larissa Wachholz, a demanda por produtos agrícolas do Brasil não deve ser impactada. Porém, é preciso acompanhar a política de Covid-19 zero do presidente chinês Xi Jinping, que pode trazer eventuais efeitos.
Também esteve em discussão no programa uma nova regra aprovada pela União Europeia que diminui o limite máximo de resíduos de inseticidas em alimentos e ração animal comprados pelo bloco, fato que segundo a CropLife Brasil descumpre as regras do comércio internacional e que deve afetar os países exportadores de alimentos. Outro tema abordado foi o início do período obrigatório de cadastro de máquinas agrícolas que forem transitar em vias públicas. Confira os principais temas da semana!