Fim do La Niña trará mudanças importantes no clima

Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo

O fenômeno La Niña está chegando ao fim, e os modelos meteorológicos indicam uma transição para um período de neutralidade climática, quando não há influência direta do El Niño e nem do La Niña. As projeções apontam 62% de chance de neutralidade ao longo do inverno no Brasil. Essa mudança pode alterar a distribuição das chuvas no país e a chegada do frio. 

Segundo a Safira Meteorologia, a saída do La Niña para um cenário de neutralidade aumenta o risco de geadas a partir da segunda quinzena de maio, especialmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Embora não haja, neste momento, uma simulação que aponte uma queda acentuada de temperatura, o histórico climático indica que, em anos neutros, há maior probabilidade de ar frio mais intenso nessa época do ano. Além disso, a tendência é de redução gradual das chuvas a partir de abril, o que pode preocupar produtores que ainda dependem de umidade para o desenvolvimento do milho segunda safra.

A Céleres Consultoria alerta que a transição do La Niña para um período de neutralidade climática traz riscos importantes para o agronegócio. Historicamente, em anos neutros, as chuvas tendem a cortar mais cedo na faixa central do Brasil, o que pode afetar o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha. 

Alguns modelos meteorológicos ainda divergem entre tempo mais seco e com maior persistência das chuvas. Essas incertezas climáticas podem refletir na produção e no mercado de commodities nos próximos meses. 

Tags   
Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo

Outras publicações

Outras publicações

#3em1Agro – 31/03/25

#3em1Agro – 28/03/25

#3em1Agro – 27/03/25