Uma das reclamações das Olímpiadas da França: faltam ovos e carnes nas refeições da vila olímpica. Na imprensa internacional, o jornal Le Monde reportou a equipe Britânica dizendo: “Não há o suficiente de certos alimentos: ovos, frango, certos carboidratos”, disse Andy Anson, executivo-chefe da Associação Olímpica Britânica. No Le Fígaro, a reportagem aponta que o produto carro-chefe entre os atletas, os ovos, são destaque de falta. Faltou particularmente no início da semana, mas o problema foi rapidamente resolvido no café da manhã. A agência de notícias Reuters destaca que a qualidade e a quantidade dos alimentos atraíram críticas dos atletas depois que a equipe de buffet racionou os ovos do café da manhã na semana passada. Na sequência, a matéria cita que o CEO de Paris 2024 acrescentou um reforço nas proteínas animais com 700 quilos de ovos e uma tonelada de carne (disponíveis) para atender às demandas dos atletas.
Se a estratégia era reduzir a oferta de proteína animal, e não ouvir reclamações, não deu certo. Proteína animal é sinônimo de saúde, especialmente para atletas de alta performance. Aqui na Jovem Pan, em julho, destacamos que os jogos olímpicos estabeleceram uma meta: reduzir a oferta de proteína de origem animal nas 13 milhões de refeições que deverão ser servidas aos diferentes públicos. Para atingir o objetivo, o comitê alimentar estabeleceu grupos. Para espectadores, pelo menos 60% das refeições colocadas à venda serão vegetarianas. Para voluntários, mídia e funcionários, pelo menos 50% de todas as refeições serão vegetarianas. Para atletas, haverá aumento e valorização da alimentação vegetariana disponível na vila olímpica e locais de competição.
Ao que tudo indica, nem os atletas foram poupados da escassez de proteína animal. Um dos maiores eventos esportivos do mundo elegeu a proteína animal como uma das ameaças ambientais e quer menos gente comendo carne nestas Olimpíadas para combater o aquecimento global, dizem eles.
Pelas reclamações dos atletas, parece que eles não pretendem engolir essa ideia.