O programa Hora H deste sábado, 10, trouxe análises sobre o que esperar para a disputa presidencial após as comemorações do 7 de setembro. No encontro, a jornalista Kellen Severo também abordou com especialistas as expectativas para a formação do novo Congresso em 2023 após alterações nas regras eleitorais e as tendências para a bancada do agronegócio.
No Supremo Tribunal Federal (STF), o destaque foi a posse da ministra Rosa Weber, que assumirá na próxima segunda-feira a presidência da Corte. Para a consultoria BMJ, por exemplo, a mudança traz preocupação ao setor agrícola, principalmente envolvendo questões como o Marco Temporal, que defende que povos indígenas podem reivindicar apenas as terras que ocupavam quando a Constituição Federal entrou em vigor, em 1988.
Outro tema abordado no programa foram as expectativas para o início do plantio da soja 22/23 em Mato Grosso do Sul, que deve ter sinal verde para iniciar os trabalhos de campo em 16 de setembro. A Aprosoja-MS ressalta grandes preocupações já que a incidência do fenômeno La Niña deve atrasar a chegada das chuvas, com possibilidade de adiar a semeadura e do milho, que é tradicionalmente plantado na sequência da soja. Confira o bate papo!