O programa Hora H do Agro deste sábado, 7, analisou o primeiro debate realizado entre os candidatos à presidência na Argentina e o resultado das últimas pesquisas eleitorais no país, que indicam Javier Milei à frente da disputa. Entre as propostas dele para o agronegócio argentino está a retirada de taxas sobre exportações (retenciones) e o fim de impostos de importação de insumos agrícolas. Especialistas indicam que uma possível vitória de Milei poderia aumentar a competitividade do país e afetar o agro brasileiro.
Também esteve em destaque o PL do Mercado de Carbono, que foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Meio Ambiente do Senado e segue para a Câmara. A agropecuária primária foi retirada das obrigações de redução de emissões de gases do efeito estufa e ao mesmo tempo poderá vender os créditos que o setor gerar.
No encontro, também foi abordado a invasão de uma propriedade no Paraná, realizada por indígenas, que completou uma semana, e a liberação de crédito rural do Plano Safra 23/24. Isso porque o público do programa relatou dificuldade de acesso aos recursos. O secretário-adjunto de política agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz, respondeu aos questionamentos em uma entrevista exclusiva. Confira!