O programa Hora H do Agro deste sábado, 22, abordou as perspectivas para esta uma semana restante de campanha presidencial antes do segundo turno das eleições. A consultoria BMJ revelou que o cenário está favorável ao presidente Jair Bolsonaro, que avançou nas pesquisas eleitorais e em alguns casos chega a empatar tecnicamente com Lula, além de ter a mobilização de governadores e parlamentares eleitos. Já o Ipea ressaltou os principais temas do agronegócio que devem ser monitorados caso Lula ou Bolsonaro vença.
No encontro, a jornalista Kellen Severo também abordou o avanço das compras de fertilizantes para a safra de soja 23/24 em Mato Grosso, que segundo a Agrinvest Commodities acontece porque a relação de troca com o supersimples caiu para patamares de anos anteriores.
Já a consultoria AgRural destacou as perspectivas de demanda da China por produtos agropecuários. No caso do milho, cultura que teve o mercado aberto recentemente, a empresa ressalta que é possível que o Brasil exporte cerca de 10 milhões de toneladas na temporada 22/23. O menor interesse pelo cereal ucraniano, devido às dificuldades logísticas e riscos no Mar Negro, também pode elevar a procura pelo produto brasileiro.