O programa Hora H do Agro deste sábado, 23, analisou os efeitos do aumento de impostos que passará a vigorar a partir de abril. Isso porque o governo do Rio Grande do Sul decidiu que vai retirar benefícios fiscais de diversos alimentos, como arroz, feijão, leite e ovos. A ideia é que o aumento dos impostos ajude o estado a conter o rombo nas contas públicas. Além disso, o setor de defensivos agrícolas deverá pagar uma nova taxa.
Outros temas abordados foram a boa avaliação do presidente argentino, Javier Milei, quando se trata da atuação dele na agricultura, e o protesto de produtores de leite. Cerca de 7 mil pecuaristas se reuniram no movimento “Minas Grita pelo Leite” e pediram o fim das importações de lácteos do Mercosul, que são apontadas como um dos causadores da crise no setor.
O Hora do Agro também recebeu o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em uma entrevista exclusiva. Temas como crédito rural, socorro ao setor leiteiro e renegociação de dívidas de produtores de soja foram alguns dos temas analisados. Confira!