O programa Hora H do Agro deste sábado, 24, analisou a proposta que o governo da Dinamarca recebeu para taxar fazendas como uma forma de atingir as metas climáticas do país. Na prática, a medida cria um imposto sobre o carbono emitido e obriga um pagamento sobre a produção agrícola em até 750 coroas (o equivalente a R$ 538 por tonelada equivalente de CO2 emitido).
Outro tema em destaque foi os impactos no agro da crise entre Brasil e Israel após o presidente Lula comparar a ação do país na Faixa de Gaza ao Holocausto. Ainda no cenário externo, mais um país aderiu aos protestos de agricultores da Europa contra a Agenda 2030. Desta vez os produtores da República Tcheca se juntaram às manifestações, que só em 2024 já alcançam 17 países.
No agro, um dos assuntos abordados foi o mercado de terras agrícolas, que no Brasil, registrou uma valorização de 3,2% em 2023. A tendência de preços da soja e as perspectivas para o setor do leite, que já tem produtores vendendo animais para pagar as contas, também estiveram em pauta.