A formação de um Congresso com maioria de centro-direita poderá ajudar o agronegócio a avançar com importantes pautas que aguardam análise da Câmara ou do Congresso. No programa Hora H do Agro deste sábado, 8, o Instituto Pensar Agro (IPA), revelou que há uma expectativa de que haja maior compreensão por parte desses novos parlamentares eleitos de assuntos voltados ao setor. Regularização fundiária, licenciamento ambiental, modernização da lei de defensivos agrícolas e o Marco Temporal de terras indígenas são alguns desses temas.
No encontro, as expectativas para a disputa presidencial também estiveram em foco. À jornalista Kellen Severo, o comentarista da Jovem Pan Roberto Motta revela que em alguns aspectos o segundo turno se trata de uma ‘nova eleição’. Segundo ele, com deputados e senadores já eleitos, a atenção será maior aos presidenciáveis, com maior destaque para apresentação de propostas de cada um.
Outro tema discutido no Hora H do Agro e que marcou a semana foi o alerta feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que há uma ameaça direta de uso de armas nucleares, se referindo ao presidente russo, Vladimir Putin. Para a consultoria Arko Advice, há uma escalada das tensões motivada pelos avanços bem sucedidos das tropas ucranianas, principalmente no nordeste do país, que estão aumentando a pressão sobre Putin.