A onda de calor recorde que atinge a Europa foi destaque nesta semana após as temperaturas atingirem mais de 40°C. Em Portugal e na Espanha, mais de 1.500 mortes foram confirmadas e na França, lavouras de trigo foram incendiadas e tratores pegaram fogo. No Hora H do Agro deste sábado, 23, a jornalista Kellen Severo ouviu especialistas sobre o tema e abordou as perspectivas climáticas e impactos de eventos extremos como esse na agricultura mundial.
No encontro, também foi abordado a previsão de chuvas irregulares para as lavouras dos Estados Unidos, possíveis desdobramentos no desenvolvimento da safra e a tendência de preços de soja e milho. No mercado de carnes, o Hora H do Agro deu destaque ao anúncio do governo da Austrália de que detectou traços virais de febre aftosa em carnes. O alto risco de entrada da doença no país e os possíveis impactos em preços de carnes no mundo foram abordados.
O programa também contou com uma entrevista exclusiva com um produtor rural da Ucrânia, que relatou dificuldade de armazenagem da safra que está sendo colhida, impossibilidade de exportar grãos por conta da infraestrutura prejudicada e situação financeira de agricultores. Já no mercado de arroz, a jornalista Kellen Severo conversou com uma indústria que está se reinventando ao apostar em novos mercados. Massas à base de arroz, bebidas, óleo, bolachas e até produtos de beleza são exemplos de produtos para agregação de valor.