Uma nova commodity ganha força no agronegócio brasileiro: o mercado de carbono. No último mês, o governo brasileiro deu mais um passo ao publicar um decreto regulamentando esse mercado no Brasil.
Na agricultura, o mercado de crédito de carbono surge como um grande aliado do produtor rural, já que técnicas utilizadas no campo, como o sistema de plantio direto, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e áreas de vegetação nativa preservadas na propriedade rural, por exemplo, poderão ser usadas na geração de créditos de carbono e comercializados.
No programa Hora H do Agro deste sábado, 18, a jornalista Kellen Severo abordou este assunto com um time de especialistas. No encontro, também foi abordada a flexibilização ambiental pelo governo dos Estados Unidos para que os agricultores possam plantar em mais áreas e a imagem do agronegócio brasileiro perante o mundo.
Com a guerra na Ucrânia e uma possível crise de desabastecimento de alimentos no mundo, os produtos agrícolas do Brasil estão sendo melhor aceitos na Europa?
Para responder essas e outras perguntas, conversamos com: