O programa Hora H do Agro deste sábado, 16, analisou os impactos do novo capítulo da guerra na Ucrânia após o país surpreender Vladimir Putin e invadir a região de Kursk, na Rússia. Especialistas afirmam que esta nova incursão marca um importante ofensiva de Volodymyr Zelensky e poderá ser usado para uma eventual negociação de paz ou cessar fogo. No agro, o alerta é para possíveis efeitos em exportações de diesel e fertilizantes da Rússia, que são comprados pelo Brasil.
No encontro, a jornalista Kellen Severo também abordou os principais pontos da entrevista de Donald Trump ao bilionário Elon Musk. A campanha do republicano classificou a conversa como a ‘entrevista do século’ e nela, o candidato abordou temas importantes para o agro, como a ameaça de um ‘aquecimento nuclear’, criticou o alto protecionismo do setor agrícola europeu e até elogiou o presidente da Argentina, Javier Milei.
Aqui no Brasil, um dos destaques foi a fala do presidente Lula durante uma entrevista no Paraná. Segundo ele, nenhum outro governo investiu tanto na agricultura como o do PT. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR) rebateu a afirmação e lembrou, por exemplo, os cortes realizados pela atual gestão no Proagro, programa de seguro agrícola em caso de perdas devido ao clima.
Também estiveram em destaque a descoberta feita por cientistas de um padrão climático chamado de “novo El Niño” e as perspectivas para a safra de soja 24/25, que começa a ser plantada em um mês. Os agricultores estão de olho, já que os preços do grão estão nos menores níveis desde 2020 devido à projeção de produção recorde nos EUA.