22/06/24 Risco fiscal afeta agro, dólar, soja e fertilizantes e nova guerra comercial

Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo
12:27 Programa Hora H do Agro 25 de junho de 2024

O programa Hora H do Agro deste sábado, 22, analisou os riscos de o agronegócio brasileiro perder os benefícios fiscais que possui atualmente. Em entrevista nesta semana, o presidente Lula criticou o volume de incentivos e, inclusive, citou o agronegócio. A fala ocorre em um momento de piora das contas públicas e maior sede de arrecadação por parte do governo.

Outro destaque do programa foi a disparada do dólar, que chegou a se aproximar de R$ 5,50 diante de um cenário fiscal delicado. A alta da moeda americana traz impactos para a formação dos preços da soja e também para os insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos.

Já no cenário internacional, a China iniciou uma nova guerra comercial, mas desta vez com a União Europeia. O país asiático abriu uma investigação antidumping sobre carne suína de bloco europeu, que ocorre quando há suspeita de comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção. A medida foi vista como uma retaliação por parte dos chineses já que recentemente, a União Europeia decidiu impor tarifas de quase 50% sobre os veículos elétricos do país asiático. A análise do Insper Agro Global é que o Brasil pode se beneficiar; entenda!

Tags               
Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo

Outras publicações

Outras publicações

Secretário de Trump quer mudar regras do jogo de farmacêuticas à indústria de alimentos

Como Bob Kennedy Jr vai afetar o Brasil?

Plano ESG prevê 'expulsão' de agricultores de suas terras

Governo vai transformar 10% das áreas agrícolas em florestas

Carrefour vai banir carnes do Brasil nos supermercados

“Querem manchar nossa imagem”; entenda decisão polêmica do Carrefour França