Agro protesta contra decisão do governo

Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo
09:48 Jornal da Manhã 5 de junho de 2024

O agro se juntou aos caminhoneiros e membros das comunidades rurais e foi às ruas de Perth, capital da Austrália Ocidental, protestar contra uma medida do governo. A Austrália quer proibir as exportações de ovelhas vivas a partir de maio de 2028 e justificou a medida com as preocupações voltadas ao bem-estar animal. Famílias inteiras participaram do movimento chamado “Keep the Sheep”, ‘mantenha as ovelhas’ em uma tradução livre. 

Há um site com uma petição reunindo assinaturas dos australianos contra a medida. A ideia é conseguir reverter o plano de acabar os embarques, via marítima, dos animais. O setor rural argumenta que a medida do governo australiano acabará com  economias locais e negócios familiares que vivem da exportação de ovelhas. 

O protesto agro na Austrália é mais uma das várias manifestações do setor ao redor do mundo. Agricultores e pecuaristas têm se mobilizado contra os excessos das políticas públicas e intervenções que podem acabar com cadeias de produção inteiras.

Nos últimos dias, a Europa voltou a ter tratores nas ruas com agricultores contra a agenda verde e mobilizados com a eleição do pparlamento, onde passam essas regulações que têm impacto no setor. A Europa tem sido palco de massivas manifestações nos últimos meses. 

Os tratores, caminhões e a gente na rua são símbolos de um momento importante: contra os excessos e arbitrariedades dos governos, que podem inviabilizar as atividades rurais, o povo está indo para as ruas.

Tags       
Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo

Outras publicações

Outras publicações

Secretário de Trump quer mudar regras do jogo de farmacêuticas à indústria de alimentos

Como Bob Kennedy Jr vai afetar o Brasil?

Plano ESG prevê 'expulsão' de agricultores de suas terras

Governo vai transformar 10% das áreas agrícolas em florestas

Carrefour vai banir carnes do Brasil nos supermercados

“Querem manchar nossa imagem”; entenda decisão polêmica do Carrefour França