O programa Hora H do Agro deste sábado, 19, analisou o ataque realizado por indígenas a um produtor rural de Guaíra (PR), que tentava iniciar o plantio de soja. Em um vídeo divulgado pelo agricultor, é possível ver flechadas e até uma garrafa sendo atirada contra um trator. O aumento da tensão no campo ocorre após o STF e o Congresso divergirem sobre o Marco Temporal das Terras Indígenas.
Outro tema em destaque foi a entrevista concedida pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que afirmou, com exclusividade, que irá sancionar uma lei que afeta o mercado de carnes e soja do estado. A medida retira incentivos fiscais e revoga a concessão de terrenos públicos de empresas que adotarem políticas que restrinjam a expansão da agropecuária ou limitem a produção em áreas não protegidas pela legislação ambiental.
Já no Rio Grande do Sul, o alerta é para os agricultores que estão deixando a atividade. Quase seis meses após as enchentes que devastaram o estado, o setor agro afirma que a ajuda anunciada pelo governo não foi suficiente. Um produtor rural, que esteve no programa em maio, desistiu de continuar com a produção de leite. Nesta semana, o movimento SOS Agro RS viajou 25 horas de carro até Brasília para cobrar do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por mais medidas de apoio.
Na área de inovação e tecnologia, o que chamou atenção foi o lançamento de diversos produtos das empresas do bilionário Elon Musk. O foguete que dá ré da SpaceX, táxis sem motorista e um robô humanóide foram alguns dos exemplos. Entenda como essas inovações podem mudar sua vida!