O programa Hora H do Agro deste sábado, 15, analisou a vinda do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, que deverá ocorrer na próxima semana. Adesão à Rota da Seda, acordos bilaterais e a abertura de mercado para o sorgo, gergelim e uva brasileiros podem estar na pauta do chinês com Lula. Enquanto isso, uma comitiva brasileira esteve no país asiático para tentar agilizar a aprovação de biotecnologias que já são liberadas aqui.
Outro assunto em destaque foi a “semana um” de Donald Trump após o resultado das eleições. Além de ter se encontrado com Joe Biden para iniciar o período de transição de governo, Trump já começou a indicar os principais nomes que vão compor sua equipe. Entre os destaques estão o bilionário Elon Musk para o departamento de Eficiência Governamental, Lee Zeldin na Agência de Proteção Ambiental e Marco Rubio, um “linha dura” que será secretário de Estado dos EUA. Com essas indicações, o republicano já toma sua primeira ação contra a China.
No clima, o alerta é para o alto volume de chuvas, previstas para algumas regiões do país. A Rural Clima revela a possibilidade de precipitações de até 600 milímetros. Já no mercado agrícola, o assunto abordado foi a projeção da Brandalizze Consulting, que diz que a soja pode ter chegado no pico de alta, e a indicação da StoneX de preços atrativos do fertilizante cloreto de potássio. Há casos de produtores já comprando o adubo para a safra que será semeada no fim de 2025. Confira!