01/03/25 – Gleisi Hoffmann e o agro, novo imposto, preço da carne e tarifas de Trump

Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo

O programa Hora H do Agro deste sábado, 29, analisou os impactos da nomeação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para a secretaria de relações institucionais. Isso porque o agro tenta entender se ela terá maior influência nas decisões do presidente Lula, como em temas sobre a taxação das exportações do agro. 

Enquanto isso, o setor voltou a ficar na mira dos governos estaduais e federal. Em Brasília, alas do PT sugerem ao presidente Lula a criação de cotas de exportação ou até a taxação como medidas para controlar o preço dos alimentos. Já nos governos estaduais, o destaque foi para um novo imposto criado pelo Maranhão para taxar a exportação de grãos. 

O agronegócio também acompanha a liberação de crédito extra de R$ 4,1 bilhões do Plano Safra, que havia sido suspenso por falta de recursos. Para 2025 há um sinal de alerta, já que a Selic deverá alcançar 15%, maior patamar desde 2006, e encarecer o crédito rural. 

No programa, também foi abordada a queda de R$ 35 da arroba do boi gordo e possíveis efeitos na carne bovina ao consumidor, além do anúncio feito por Trump de que a China terá uma taxa extra de 10%, fora os outros 10% já anunciados. Para o agro, essa guerra comercial pode se traduzir em oportunidades.

Tags   
Kellen Severo Kellen Severo
@kellen.severo

Outras publicações

Outras publicações

#3em1Agro – 31/03/25

#3em1Agro – 28/03/25

#3em1Agro – 27/03/25